O chá de hibisco tem sido muito incorporado no cardápio, principalmente para quem está na luta contra a balança e tentando queimar gordurinhas extras. Ele possui muitas propriedades que fazem bem à saúde, porém não são todas as pessoas que podem consumi-lo.
Se consumido em excesso, o chá de hibisco pode ser muito prejudicial e causar problemas graves de saúde. O chá de hibisco é feito com a flor, que deve ser comprada em lojas de produtos naturais, pois existem espécies que não podem ser consumidas e que são normalmente encontradas nos jardins.
Benefícios do chá de hibisco
- Ajuda a emagrecer;
- Rico em cálcio;
- Contém magnésio;
- Rico em vitaminas A e C;
- Contém flavonoides;
- Ajuda a reduzir o colesterol;
- Ajuda a regular a pressão arterial;
- Ajuda a regular o triglicérides.
Funções do chá de hibisco
Emagrecer
Para emagrecer com saúde, é necessário ter uma dieta equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente. Porém podemos ajudar o nosso organismo a queimar a gordura extra, utilizando o chá de hibisco, pois ele ajuda a acelerar o metabolismo, auxiliando a queima de gorduras.
Além disso, ele é um ótimo aliado ao emagrecimento pois é diurético e possui propriedades digestivas, que facilitam o processamento de carboidratos e gorduras, ajudando a reduzir o inchaço da barriga.
Aliado do intestino
O chá de hibisco é um ótimo digestivo, ajudando a tratar a prisão de ventre.
Diabetes
Por possuir propriedades que ajudam na digestão, ele auxilia a manter os níveis regulares de glicose no sangue. Mas atenção, diabéticos devem consumi-lo sem açúcar.
Regular a pressão
Como possui propriedades diuréticas, ele faz com que aumentemos a produção de urina, eliminando o sódio com mais eficácia, ajudando nos tratamentos de hipertensão.
Triglicérides e colesterol
Com todas as propriedades que possui, ele ainda ajuda a digerir melhor a gordura, diminuindo as taxas de colesterol ruim e triglicérides.
Bom para o coração e outras doenças
Além de ser diurético e digestivo, é também antioxidante, ajudando na eliminação dos radicais livres que prejudicam a saúde e são a causa de diversas doenças.
Porém, como já dissemos anteriormente, algumas pessoas não podem consumir o chá de hibisco, pois ele possui alguns efeitos colaterais.
Efeitos colaterais do chá de hibisco
Pressão
Não é indicado para quem sofre de pressão baixa, pois o chá reduz a pressão.
Estômago
Para quem sofre com problemas no estômago, como gastrite, ele não é indicado pois pode piorar os sintomas.
Hormônios
O chá de hibisco pode alterar a produção de hormônios, interferindo na menstruação e na ovulação. Para as mulheres que querem engravidar ou tomam a pílula anticoncepcional, é importante que consultem um médico antes de começar a consumir o chá.
Receita de chá de hibisco com canela
Ingredientes:
- Hibisco: 2 colheres de sopa;
- Canela: 1 unidade (pau);
- Água: 1 litro.
Modo de preparo:
1. Ferva a água e desligue o fogo;
2. Acrescente a canela e o hibisco;
3. Deixe em repouso por alguns minutos, coe e beba.
Esse chá ajuda a reduzir as taxas de açúcar no sangue e ajuda a acelerar o metabolismo. Não é indicado para quem tem problemas no fígado, de pressão ou grávidas.